Quem sou

Link para Currículo Lattes

Artigos publicados em periódicos como International Journal of Geriatric Psychiatry, Aging Clinical And Experimental Research, Aging & Mental Health, Revista Brasileira de Psiquiatria, entre outros.

Autora / Co-autora de 8 livros nas áreas de gerontologia e estimulação cognitiva.

Professora em cursos de pós-graduação em Neuropsicologia e Linguagem.

Dra. Paula Schimidt Brum

Sou formada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fiz meu mestrado no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Meu doutorado, pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Sou pós-doutoranda pela Unifesp.

Me apaixonei por treino de memória e estimulação cognitiva já no primeiro ano da faculdade, desde então aliando a teoria com a prática – são mais de 10 anos trabalhando nesta área. Ao longo desse período tive a oportunidade de trabalhar com idosos saudáveis, com Comprometimento Cognitivo Leve, idosos bipolares, depressivos, e ansiosos, e idosos com diagnóstico de Doença de Alzheimer, demência por Corpúsculos de Lewy, demência Vascular, demência Fronto-Temporal, e Parkinson.

Atuando como pesquisadora, estudo as distintas técnicas de memorização, as diferenças entre terapias, as melhores técnicas para cada dificuldade cognitiva e como utilizá-las de acordo com o perfil cognitivo de cada participante.

Fiz minha iniciação cientifica com o tema: Treino de memória para idosos saudáveis e Comprometimento Cognitivo Leve, olhando aqui como o treino em categorização e imagem mental influenciava o desempenho dos participantes nos testes e em tarefas do cotidiano.

Meu mestrado também foi baseado em treino de memória, investigando novamente idosos saudáveis e com Comprometimento Cognitivo Leve, buscando entender sua ligação com biomarcadores sanguíneos. Realizei meu doutorado também em treino de memória, estudando especificamente a memória operacional, que é usada para realizar cálculos mentais, em conversas, etc. Tive a oportunidade de fazer parte deste doutorado na Università degli Studi di Padova, na Itália, período em que realizei um curso específico para idosos saudáveis e outro para idosos com demência.

Fico muito feliz de seguir me especializando nessa área, e com isso melhorar a qualidade de vida de cada vez mais pessoas.